Nº 09/2017 - 12 de Setembro de 2017
CONSUMIDOR
Área NOTÍCIAS
TRF4 - Tribunal mantém multa contra cooperativa que adulterou leite com formol
TRF4 - Justiça nega custeio de tratamento com células-tronco por ser experimental e duvidoso
TJDF - Juizado mantém cobrança diferenciada de ingressos para homens e mulheres
TJDF - Operadora é condenada a cumprir anúncio e terá que fornecer celular a consumidor
TJAM - Justiça Estadual condena incorporadora imobiliária por crimes ambientais
TJTO - Tribunal admite Incidente de Resolução de Demanda Repetitiva: ação discutirá rescisão em compra de terrenos
TJCE - Empresa deve indenizar cliente em R$ 79,4 mil por defeito e atraso na entrega de produto
TJCE - Mantida suspensão das obras do empreendimento Flecheiras Beach Residence
TJSC - Empresa aérea deve ser responsabilizada por falta de acessibilidade até aeronave
C.FED - Comissão aprova proibição da limitação de franquia de consumo nos planos de internet banda larga fixa
C.FED - CCJ aprova projeto para coibir abuso na remarcação de passagem aérea
Área JURISPRUDÊNCIAS
TRF4 - ADMINISTRATIVO. FORNECIMENTO DE SERVIÇOS DE SAÚDE. TRATAMENTO MÉDICO COM CÉLULAS-TRONCO. AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DA EFICÁCIA PARA O CASO CONCRETO.
TJTO - INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS. COMPROVAÇÃO DE EFETIVA REPETIÇÃO DE PROCESSOS E DE CONTROVÉRSIA JURÍDICA. PROCESSOS REPETIDOS DOS JUIZADOS CÍVEIS. COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. ADMISSIBILIDADE.
TJAM - APELAÇÃO CRIMINAL - CRIME AMBIENTAL - CONDENAÇÃO - ARTIGOS 38 e 39 DA LEI 9.605/98
TJCE - CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. AMBIENTAL. AÇÃO CAUTELAR INCIDENTAL EM AÇÃO POPULAR. LIMINAR INDEFERIDA. AGRAVO DE INSTRUMENTO. EFEITO SUSPENSIVO DEFERIDO EM SEGUNDA INSTÂNCIA PELA ENTÃO RELATORIA PARA DETERMINAR A PARALISAÇÃO DAS OBRAS NO EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO FLECHEIRAS BEACH RESIDENCE.
TRF4 - ADMINISTRATIVO. AÇÃO ANULATÓRIA. LEITE. PRODUTO FORA DOS PADRÕES LEGAIS. CONTRAPROVA INVIÁVEL. PRODUTO ALTAMENTE PERECÍVEL
TJSC - APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO INDENIZATÓRIA POR DANOS MORAIS. AUTOR PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS QUE FAZ USO DE CADEIRA DE RODAS. FALTA DE DISPONIBILIZAÇÃO DE MEIOS DE ACESSIBILIDADE PARA SEU DESLOCAMENTO DENTRO DO AEROPORTO ATÉ O EMBARQUE NA AERONAVE DA RÉ.
Área PROJETOS DE LEI
PL 7182/2017 - Acrescenta inciso XIV ao art. 7º da Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014, para vedar a implementação de franquia limitada de consumo nos planos de internet banda larga fixa.
PDC 49/2015 - Susta o § 2º do art. 7, da Portaria nº 676/GC-5, de 13 de novembro de 2000, que regulamenta o reembolso de bilhete aéreo adquirido mediante tarifa promocional.
Área LEGISLAÇÃO
RESOLUÇÃO Nº 4.549, DE 26 DE JANEIRO DE 2017 - Dispõe sobre o financiamento do saldo devedor da fatura de cartão de crédito e de demais instrumentos de pagamento pós-pagos.
Área DE OLHO! MPCE EM AÇÃO!
Portaria nº 04/2017 - instaura PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO para (objeto) apurar, acompanhar e fiscalizar o cumprimento das normas sanitárias e de higiene na produção, transporte, armazenamento, venda e exposição de produtos de origem animal, a princípio existentes no (s) mercado (s) público (s) de Crato-CE.
Portaria nº 03/2017 - Instaura Inquérito Civil Público contra a Cooperativa COOPSTAR para averiguar superlotação de veículos, passageiros transportados em pé e sem cinto de segurança, desrespeito aos horários e tempo de duração de viagem, assim coo a não emissão de bilhetes de passagens, como também a cobrança de tarifa em valores superiores aos determinados em tabela emitida pelo DETRAN, em Morada Nova.
Portaria nº 13/2017 - Instaura Inquérito Civil Público para apuração de descumprimento de recomendação por parte do Município de Jaguaribe
Portaria nº 62/2017 - Instaura Inquérito Civil Público para apurar suposta irregularidade no reajuste da taxa municipal de iluminação pública em Jijoca de Jericoacoara.
Portaria nº 36/2017 - Instaura Inquérito Civil Público em desfavor de diversas farmácias públicas e privadas do município de Iracema, visando a investigar a ausência de farmacêuticos, conforme determina a Lei 5.991/73
Portaria nº 02/2017 - Instaura Procedimento Administrativo para acompanhar e fiscalizar ações e políticas públicas da Administração Municipal no que se refere à cobrança de Contribuição de Iluminação Pública em Guaramiranga.
Portaria nº 03/2017 - Instaura Procedimento Administrativo para apurar, acompanhar e fiscalizar a não prática de venda de ingressos sob a forma de meia-entrada para as categorias de pessoas que a Lei n.º 12.933/2013 determina em grandes eventos - Crato
Portaria nº 15/2017 - Instaura Procedimento Administrativo para fiscalizar o funcionamento da empresa METROFOR - Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (METRÔ DO CARIRI) - Crato.
Portaria nº 02/2017 - Instaura Procedimento Administrativo para acompanhar e fiscalizar ações e políticas públicas da Administração Municipal no que se refere à cobrança de Contribuição de Iluminação Pública - São Luís do Curu
Recomendação Administrativa n.º 04/2017 - Alusiva ao envio de mensagem ao legislativo municipal de Itapajé com projeto de lei que deverá dispor sobre a Organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor e outras providências.
Recomendação Administrativa n.º 10/2017 - Alusiva à instalação de todas as luminárias nos postes e as respectivas lâmpadas em toda a zona rural e urbana do município de Iracema, assim como alocação de novos postes nos logradouros onde este número for inferior ao previsto nas normas técnicas de distribuição de redes aéreas urbanas/rurais.
TAC (procedimento administrativo n° 02/2017) - Celebrado com a Prefeitura de Guaramiranga e CEIMAB visando a solucionar a falta de iluminação nos logradouros daquele município.
FAMÍLIA
Área NOTÍCIAS
STJ - Ação declaratória incidental pode ser usada para reconhecer validade de acordo extrajudicial
STJ - Terceira Turma reforma decisão que determinou execução de alimentos de valor ilíquido
STJ - Justiça brasileira é competente para homologar acordo de guarda em benefício de avó que vive nos EUA
STJ - Mantida decisão que reconheceu existência de união estável em abertura de inventário
STJ - Quarta Turma concede liminar contra excesso em prisão civil de alimentante
TJMT - Até que idade é devida a pensão alimentícia?
TJGO - Juíza reconhece filiação socioafetiva
TJRS - Negado pedido de prestação de alimentos por parte de madrasta
C.FED - Projeto destitui estuprador de poder familiar sobre filho gerado no abuso
OUTROS - STJ faz valer equiparação entre cônjuge e companheiro em decisão por unanimidade
OUTROS - União estável após o divórcio gera direito a pensão por morte
OUTROS - Tribunal de Justiça do Estado do Paraná reconhece direito de enteada acrescentar o sobrenome do pai socioafetivo em seu nome
OUTROS - TRF3 anula empréstimo tomado por incapaz sem a presença do curador
Área JURISPRUDÊNCIAS
Civil. Processual Civil. Recurso Especial. Testamento. Rompimento. Possibilidade. Nulidade. Existência.
Recurso especial. Direito de família. Retificação. Sobrenome. REGISTRO De nascimento dos filhos. Casamento posterior. POSSIBILIDADE.
Danos morais. Débito alimentar adimplido. Decreto prisional revogado. Falta de recolhimento do mandado de prisão expedido em desfavor do requerente. Prisão indevida
Negócios jurídicos bancários. Ação de cobrança. Suposta ausência de discernimento à época. Prevalência das disposições do estatuto da pessoa com deficiência - lei 13.146/2015
Apelação cível - Ação de interdição - Autores distintos - Filhos da mesma interditanda - Falta de interesse processual - Disputa pela curadoria - Desnecessidade de nova ação - Recurso não provido.
Apelação cível. UNIÃO ESTÁVEL. Requisitos. Inocorrência. Para A caracterização da união estável é imprescindível a existência de convivência pública, contínua, duradoura e estabelecida com objetivo de constituir família. O relacionamento que ostenta apenas contornos de um namoro, sem atender aos requisitos do art. 1.725, não caracteriza união estável. Prova dos autos que indica o rompimento do namoro na data do óbito. Apelação desprovida.
Apelação. Ação negatória de paternidade. Exame hematológico conclusivo a excluir a paternidade. Ausência de parecer de mérito do Ministério Público. Em conformidade com os princípios do Código Civil da Constituição Federal, a procedência em ação negatória de paternidade depende, além da inexistência de origem biológica, também de evidência de que não constituído o estado de filiação, marcado pelas relações socioafetivas na convivência familiar. Falta de oitiva de testemunhas e de estudos sociais e psicológicos. Sentença anulada, determinando a reabertura da fase instrutória. Recurso provido.
Área PROJETOS DE LEI
PL 5789/2016 - Trata da perda do poder familiar de pai de criança gerada em decorrência de estupro.
Área EVENTOS
XI Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões
SUCESSÕES
Área NOTÍCIAS
STJ - Conhecimento prévio de herdeiro não citado em testamento impede anulação
STJ - Mantida decisão que reconheceu existência de união estável em abertura de inventário
STJ - Reconhecimento de paternidade pós-morte não anula venda de cotas sociais a outro filho
TJRJ - Justiça nega partilha de terreno citado em inventário com mais de um século
OUTROS - STJ autoriza adolescente a retirar dois sobrenomes paternos
OUTROS - União estável pode ser reconhecida em ação de inventário, decide STJ
OUTROS - Direito Sucessório: os pais podem doar parcela maior da herança para um dos filhos?
Área JURISPRUDÊNCIAS
Ação Declaratória De Nulidade De Negócio Jurídico. Alteração Contratual. Simulação. Venda A Descendente Sem Anuência Dos Demais, Prescrição. Julgamento Extra Petita. Rejeição. Exceção Pessoal. Julgamento De Improcedência.
Apelação cível. Sucessão. Ação declaratória de indignidade. Viúva-meeira. Casamento sob o regime da comunhão universal de bens. Ausência de direito sucessório. Sentença de improcedência mantida.
Processual e cível. Apelação. Ação anulatória de escritura de compra e venda de ascendente para descendente. Preliminares de ilegitimidade ativa e ausência de interesse afastadas, por se confundirem com o mérito. Escritura pública de compra e venda de imóvel realizada de pai (através de mandatário) para filha. Inexistência de outorga de todos os herdeiros. Nulidade configurada. Invalidade do negócio jurídico. Medida que se impõe. Recurso conhecido e improvido. Sentença mantida.
Rua Assunção, 1100 - José Bonifácio, Fortaleza - Ceará, CEP 60.050-011 | © Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará